top of page
  • Foto do escritorABP

Esquizofrenia: tratamento adequado pode prevenir o suicídio


esquizofrenia-tratamento

Durante a campanha Setembro Amarelo sempre informamos que o reconhecimento dos fatores de risco é fundamental para a prevenção ao suicídio, e as doenças mentais estão no topo da lista dos fatores de risco*. A Esquizofrenia é um transtorno psicótico, uma doença crônica que apresenta sintomas como: alterações graves de comportamento, afastamento de atividades sociais, alucinações auditivas, ideias e percepções delirantes, sintomas catatônicos e vários outros.


Ela afeta 1% da população mundial, em pessoas de ambos os sexos e contribui com mais de 10% dos suicídios, mas o diagnóstico correto e o tratamento adequado podem prevenir o suicídio. O controle dos sintomas e a redução de recaídas são fatores primordiais.


Tratamento


Os tratamentos se baseiam em uma combinação de psicofármacos, psicoterapia e psicoeducação para que o paciente conheça a importância do tratamento e não o abandone. A participação da família também é muito importante e existem grupos de terapia familiar que auxiliam muito na comunicação, suporte social e adesão ao tratamento.


A prevenção ao suicídio é possível.


Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o blog e também as mídias sociais da ABP: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.



*Pacientes com múltiplas comorbidades psiquiátricas têm um risco aumentado.

bottom of page