top of page
  • Foto do escritorABP

Setembro Amarelo: participe você também desta campanha!

Atualizado: 9 de ago. de 2019

O mês de setembro se aproxima. Com ele, os esforços para a campanha Setembro Amarelo vão se concentrando.


Apesar de falarmos na prevenção do suicídio durante todo o ano, o dia 10 de setembro é a data oficial das ações. Nele, chamamos a atenção para o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.


Em todo o mundo, são pensadas ações que destaquem a necessidade do tratamento correto dos transtornos psiquiátricos. Em 96,8% dos óbitos por suicídio, os indivíduos tinham registro de doença mental, frequentemente não tratada ou tratada de forma inadequada.


No Brasil, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina coordenam atividades por todo o território. A intenção é ressaltar que o suicídio é evitável e que a informação correta da população salva vidas, à medida em que o estigma e o tabu sobre o assunto são enfrentados.



Como participar da campanha?


Durante todo o mês de setembro, você pode participar da campanha Setembro Amarelo! As federadas da ABP e os Conselhos Regionais de Medicina são parceiros na realização de caminhadas, palestras, atividades de conscientização, participação em entrevistas e matérias em toda a mídia.


A ABP e o CFM também recebem o apoio de instituições governamentais e empresas, que vestem a camisa da Campanha Setembro Amarelo! No site oficial, você encontra as diretrizes para participação na campanha, materiais para download e cartilhas que explicam por que o suicídio pode e deve ser evitado.


Venha conosco nessa campanha, nos ajude a levar conhecimento e informações corretas à sociedade. O suicídio é uma emergência médica e pode ser evitado com o tratamento das doenças mentais de base.


Continue acompanhando o blog oficial do Setembro Amarelo para mais conteúdos como esse. Acesse também as postagens antigas sobre o tema.

bottom of page