top of page
  • Foto do escritorABP

Por que prevenir o suicídio - parte II


Na última segunda-feira, 29 de abril, foi sancionada pelo governo Federal a lei que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A Lei 13.819/2019 é de autoria do Dr. Osmar Terra, Ministro da Cidadania, à época da proposição do Projeto de Lei, Deputado Federal.


Mas por que prevenir o suicídio?


O suicídio é, atualmente, uma grande questão de saúde pública em todos os países.

Em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 11 mil casos de óbito por suicídio. Estima-se, no entanto, que o número seja muito maior, devido à falta de notificação destes casos, principalmente, por causa do tabu que cerca o tema.


Estudos apontam que de cada 100 pessoas, 17 pensam em suicídio, cinco chegam a planejar, três vêm a tentar o suicídio e uma consegue pôr fim à própria vida. Ou seja, o impacto da ideação e do comportamento suicida é muito maior do que a quantidade de pessoas que obtém êxito em sua tentativa.

Para a Organização Mundial de Saúde - OMS, é possível prevenir o suicídio desde que os profissionais de saúde de todos os níveis de atenção estejam aptos a reconhecerem os fatores de risco presentes, determinando medidas para o risco, entre outras medidas.


Continue acompanhando o blog da campanha Setembro Amarelo para mais informações sobre prevenção do suicídio. Leia mais sobre "Por que prevenir o suicídio" clicando aqui.


Leia também os demais posts já publicados em nossa página!

bottom of page